Cirurgia Pediátrica
Cirurgia Pediátrica
A Cirurgia Pediátrica é a área da cirurgia que trabalha com crianças. Este setor existe por que as operações em crianças são bastante diferentes das que os cirurgiões de adultos estão acostumados a praticar diariamente. Ao contrário do que se poderia pensar, as cirurgias em pacientes infantis ou adolescentes têm características próprias e não são simples intervenções em adultos em miniatura.
Casos cirúrgicos muito comuns em crianças são as hérnias inguinais, hérnia umbilical, testículos que não estão situados na bolsa escrotal, hipospadia e fimose, entre outros.
Em geral, os cirurgiões pediátricos trabalham em conjunto com neonatologistas ou pediatras, a fim de se encontrar a melhor solução para cada caso.
Áreas específicas
A Cirurgia Pediátrica compreende diversos campos, cada um contando com sua especificidade:
Pré-natal – Período que engloba toda a gravidez, quando são feitos exames para verificar se o bebê está se desenvolvendo de forma ideal. Caso surja algum problema, o cirurgião pediátrico conscientiza os pais da situação e toma as medidas cirúrgicas adequadas, após o nascimento da criança e, em alguns casos (hidrofenoses, válvulas de uretra, por exemplo), o cirurgião atua na criança ainda no útero, realizando derivações urinárias.
Neonatal – Fase de tratamento ao recém-nascido até os 28 dias de idade, cuidando de bebês prematuros ou a termo. A atuação do cirurgião pediátrico consiste na constatação de malformações congênitas e de como tratá-las cirurgicamente.
Urologia Pediátrica – Os casos mais frequentes nos quais os cirurgiões pediátricos atuam são relativos a malformações e doenças nos órgãos genitais e urinários.
Trauma – É um dos principais motivos de morte de crianças e adolescentes em todo o mundo, e os cirurgiões pediátricos estão preparados para lidar com a maioria das situações traumáticas.
Oncologia Pediátrica – Muitas crianças acabam desenvolvendo tumores, sejam eles benignos ou malignos. O cirurgião pediátrico tem a função de realizar o tratamento cirúrgico mais eficaz para a criança.
Videolaparoscopia – Modalidade que cada vez mais faz parte da cirurgia pediátrica, mas que necessita de um aprendizado específico.