Cirurgia Cardíaca
Cirurgia Cardíaca
São definidas como doenças cardíacas qualquer agravo que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo.
Existe a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita) todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.
As doenças cardiovasculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e com histórico familiar. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens e sem histórico na família não possam apresentar estas patologias.
- Dentre as principais afecções cardíacas encontram-se o Infarto Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que se caracteriza por um coágulo que impede por completo a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca, especialmente o miocárdio.
- Outro problema cardíaco muito comum é a insuficiência cardíaca, geralmente resultante de outras afecções do coração, como hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares. Caracteriza-se por impedir o fluxo normal do sangue bombeado através das válvulas cardíacas, o que resulta, entre outras coisas, em retenção de líquidos no corpo.
- As arritmias cardíacas, outro problema cardíaco comum, caracterizam-se por alterações do ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, podendo ser extremamente lentes, denominados bradicardia, ou exacerbadamente acelerados, conhecidos como taquicardia.
- Outra afecção cardíaca comum é a doença arterial coronária que apresenta como sintoma manifestações semelhantes ao enfarte, mas menos intensos e duração inferior (abaixo de 20 minutos). A sintomatologia mais frequente é um aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, normalmente acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas.